quinta-feira, 31 de maio de 2018

Tradições do Montijo




Montijo – Terra de tradições



Todos os anos a partir do dia 

26/27 de junho 

se celebram no Montijo as Festas 

Populares de S. Pedro.

Ao longo dos tempos algumas 

coisas se têm alterado, 

mas a população unida mantem 

ainda viva a alegria e

 a euforia vividas nestes dias.

É uma tradição muito antiga que 

guarda memórias inesquecíveis.

Há cerca de dezoito anos atrás havia

 largadas numa rua no Bairro dos Pescadores, 

mais precisamente a Rua Alexandre Herculano.

A minha avó vive nessa rua e contou-me que, 

nessa altura, a rua enchia-se de gente,

 logo pela manhã para verem as famosas largadas.

A minha avó e a minha tia iam sempre para o terraço

 ver as largadas, pode dizer-se que 

tinham um lugar privilegiado.

Numa dessas manhãs, todos brincavam com o boi, 

uns faziam-lhe pegas, outros até água lhe atiravam 

com uma mangueira.

Tudo corria bem até que a dada altura, 

o boi resolve fugir e para piorar a situação entra num café. 

As pessoas entravam em pânico, 

uns fugiam, outros saltavam para 

dentro do recinto das largadas, 

os moradores abriam as portas para 

deixarem as pessoas se refugiar.

Rapidamente, um grupo de homens que 

transportavam os bois conseguiram apanhar 

o boi em fuga e felizmente ninguém se magoou.

A minha avó e a minha tia felizmente estavam a salvo em casa.

Como esta história emocionante existem muitas outras que

 as pessoas antigas guardam com carinho nas suas memórias.



TEXTO elaborado por Mariana Ribeiro (6I)

Sem comentários:

Enviar um comentário