Mostrar mensagens com a etiqueta 6º I. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 6º I. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 14 de junho de 2018

HISTÓRIA DE VIDA




HISTÓRIA DE VIDA


A PESCA



O meu pai, Paulo Dias, é pescador.
Já passou muito tempo no mar.
Há muitos anos, quando os atuns estavam na costa de Sesimbra, o meu pai dedicou-se à pesca do atum.
Hoje em dia, o meu pai pesca no Tejo, tem duas pedras de peixe na praça municipal de Montijo e tem um restaurante aqui na terra.
É um apaixonado por pesca, mas tem muito respeito pelo mar onde já apanhou grandes sustos.
Entre os peixes que captura, estão robalos, charrocos, safios, corvinas, chocos, douradas.


David Dias (6 I)

terça-feira, 5 de junho de 2018

Festividades


 


Festividades 




Festas de S. Pedro: 

Nas festas de S. Pedro, 
haviam bailes na Coletividade "1º de Dezembro":



e atuações da Banda Democrática "2 de janeiro" do Montijo.
Este edifício fica perto da Tabacaria referida.

                              
A abertura das festas era junto à atual Tabacaria Moderna: 


onde todos os anos uma menina cortava uma fita. 
A minha avó, com aproximadamente 12 anos, cortou também uma fita cumprindo a tradição.

 Era de tradição, enquanto a banda tocava, cortava-se a fita e dava início às festas.

Festa da Fruta: 
Na Festa da Fruta, os agricultores iam ao coreto vender ou dar fruta.
Coreto da Banda Democrática 2Janeiro
 inaugurado no dia 29 de Julho de 1928. Custou cerca de 80.000$00.

     Estas festas eram feitas pelos pescadores.
     Quando iam às festas, os pobres usavam sempre as “roupas de domingo”, pois os pobres tinham uma roupa para domingo e outra para o resto da semana.

Natal: 
No dia 24 de dezembro, punha-se um sapato na chaminé e só no dia 25 é que se abriam as prendas, trazidas pelo Menino Jesus (porque nessa altura não existia Pai Natal no Montijo)

CURIOSIDADE: 

Reparem neste senhor »»   »»   »»»   »»»»»
 O que terá feito de tão importante??...

Sugestão: Consulta a página do Jornal da época


"O meu trisavô Virgílio Martins da Costa construiu a cúpula do coreto."

                                                Daniela Fernandes, 6ºI

  

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Tradições do Montijo




Montijo – Terra de tradições



Todos os anos a partir do dia 

26/27 de junho 

se celebram no Montijo as Festas 

Populares de S. Pedro.

Ao longo dos tempos algumas 

coisas se têm alterado, 

mas a população unida mantem 

ainda viva a alegria e

 a euforia vividas nestes dias.

É uma tradição muito antiga que 

guarda memórias inesquecíveis.

Há cerca de dezoito anos atrás havia

 largadas numa rua no Bairro dos Pescadores, 

mais precisamente a Rua Alexandre Herculano.

A minha avó vive nessa rua e contou-me que, 

nessa altura, a rua enchia-se de gente,

 logo pela manhã para verem as famosas largadas.

A minha avó e a minha tia iam sempre para o terraço

 ver as largadas, pode dizer-se que 

tinham um lugar privilegiado.

Numa dessas manhãs, todos brincavam com o boi, 

uns faziam-lhe pegas, outros até água lhe atiravam 

com uma mangueira.

Tudo corria bem até que a dada altura, 

o boi resolve fugir e para piorar a situação entra num café. 

As pessoas entravam em pânico, 

uns fugiam, outros saltavam para 

dentro do recinto das largadas, 

os moradores abriam as portas para 

deixarem as pessoas se refugiar.

Rapidamente, um grupo de homens que 

transportavam os bois conseguiram apanhar 

o boi em fuga e felizmente ninguém se magoou.

A minha avó e a minha tia felizmente estavam a salvo em casa.

Como esta história emocionante existem muitas outras que

 as pessoas antigas guardam com carinho nas suas memórias.



TEXTO elaborado por Mariana Ribeiro (6I)

Montijo







MONTIJO 





Montijo, atualmente é uma cidade Portuguesa 

que pertence ao distrito de Setúbal.

Mas, até 1930, apesar de ser considerada vila 

era designada por ALDEIA GALEGA.


Antigamente, 

o Montijo era um local com a

 grande parte da população a trabalhar 

na pesca e nas salinas, 









existiam também grandes herdades  

onde a população trabalhava.

Era também uma vila com bastante atividade fabril.

Existiam muitas fabricas onde empregavam bastantes pessoas. 

Em 1985 a Vila do Montijo, passa a ser considerada cidade, 

e assim sendo foram criadas as freguesias.

A partir daqui, teve uma grande evolução , 

por exemplo, em 1998 foi inaugurada a Ponte Vasco da Gama, 


que fez com que as pessoas tivessem mais facilidade e rapidez

 em se deslocarem a Lisboa , os acessos também foram aumentados, 

em 2002 pelo Cais Fluvial do Seixalinho.


Montijo é uma cidade que se pode considerar tradicional.

É também conhecida por terras das touradas, de boa comida e fados.

No feriado municipal no dia 29 de Junho 

são feitos alguns eventos todos eles relacionados com os Touros, 

nessa altura são realizadas as festas que duram cerca de uma semana, 

onde existem touradas na praça de touros da Cidade e

 são realizadas as largadas- as ruas são fachadas e

 são largados Touros pelas ruas 

onde as pessoas se divertem a assistir e

 outras até a participar na brincadeira com os animais.

Podemos constatar que a cidade do Montijo e

 derivada a estas evoluções, começou a receber

 muitas pessoas vindas de fora, 

foram criados centros comerciais e

 a construção começou a aumentar a grande velocidade

 para poder combater a população que

 queria vir morar para o Montijo.



Neste momento, podemos descrever o Montijo da seguinte forma:

Cidade - Aldeana

Área - 348.62km2

Densidade populacional - 146.9hb.km2

População - 51.222 hab

Presidente da camara - Nuno Canta

Feriado municipal - 29 de Junho

Distrito - Setúbal

Província - Ribatejo


Nota: 

Este trabalho foi elaborado com a ajuda de populares da Montijo, pessoas amigas da família.

SALVADOR  COSTA 

6º I - 2018


Referências:

http://ruki-luki.blogspot.com/2012/07/de-aldeia-galega-do-ribatejo-montijo.html