segunda-feira, 6 de junho de 2016

Livros 25 abril

25 de Abril de 1974
Quando me foi pedido para fazer um trabalho sobe o 25 de Abril de 1974, fiquei muito entusiasmado.
Cheguei a casa e falei com a minha mãe sobre isto. As ideias começaram a vir á minha cabeça, vou falar com o meu avô Luís , ele esteve na Guerra Colonial !! Pensei  logo fazer –lhe uma entrevista, ou falar com ele sobre o assunto , mas…
A minha mãe levou-me à Biblioteca Municipal do Montijo , para eu fazer uma pesquisa, nunca tinha lá ido. A minha mãe explicou-me como ver onde podia procurar os livros , e lá tem mesmo muitos .
Aprendi que na Biblioteca ,têm muitas regras que eu não sabia ,não se pode falar alto, não pudemos arrastar as cadeiras , e todos os livros que retiramos para ler ou pesquisar têm de ser deixados na mesa onde vamos ler .
Escolhi 2 livros : “A Revolução das Flores e “ José Jorge Letria – Capitães de Abril  “

Nestes dois li algumas partes , mas não consegui perceber muito bem , tinham algumas imagens , mas acho que não era bem isto que andava á procura .

Então fui com a minha mãe á seção juvenil ,onde perguntei á senhora se me podia ajudar , na minha pesquisa , e ela trouxe –me  2 livros : “ 25 de Abril – Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada “ e “ História de Portugal Juvenil – Verbo”.
Aqui consegui perceber muito mais, por exemplo a origem da palavra Democracia e Onde Nasceu?
A palavra democracia é de origem grega é resultante da fusão de 2 palavras :
Demos = Poder e Kratos = Povo  a sua junção significa “Poder do Povo “.
Foi na Grécia antiga  Sec .  IV  antes de cristo em Atenas que surgiu um regime de Governo Novo e ousado em que as decisões mais importantes não eram obra nem de um Rei ou de um Chefe nem sequer de um grupo de pessoas notáveis ,mas sim do povo .
Mas a decisão só foi unânime passados 25 Séculos , onde se criou a Assembleia !!!







Na madrugada do dia 25 de Abril de 1974 , estalou uma revolução que derrubou o Governo com o objectivo de implementar a Democracia . Esta data representou uma viragem decisiva na história de Portugal, e abriu caminhos a mudanças muito profundas , na vida dos Portugueses.
A revolução foi saudada nas ruas com grandes manifestações  de alegria porque há muito que a população ansiava pela Liberdade.



           Proibições
Era proibido beber Coca-cola devido ao seu nome associado á droga .
Mas Pepsi –cola já se podia
Enfermeiras não podiam casar
Professoras primárias só podiam casar com um homem que ganhasse um ordenado superior , tinham de pedir autorização para casar , e era colocado em Diário da Republica .
Todas as professoras tinham de assinar um documento de ordem  anti- comunista ,
Os Oficiais do exercito só podiam casar com uma mulher rica ou que tivesse dote ( o pai da nova tinha de ter mais ou menos 1000 euros para oferecer)
Não era permitido jogar ás cartas no comboio
Não era permitido dormitar nos bancos de jardim
Pagava-se multa se as donas de casa sacudissem o pano de pó para a rua
Não era permitido usar bikini nas praias , na entrada das praias havia um placard onde mencionava o uso de fato de banho de 2 peças , com saiote por cima do mesmo , não era permitido mostrar o umbigo .
Para se utilizar um isqueiro , havia uma licença ,
Só era permitido acender o isqueiro “debaixo de telha fica explicito na licença “, ou seja em casa , senão levava –se multa , a licença custava 60.00 escudos o valor na altura dava para comprar 1 kilo de carne , comprar fruta e legumes e ainda um ramo de flores .
Haviam alguns rapazotes mais engraçados , que andavam com um bocado de uma telha no bolso , e acendiam o isqueiro na rua mas debaixo da telha , era uma forma de gozar com a autoridade .
Se as pessoas fossem multadas o valor da multa era de 250.00 escudos !!!!  
Conversa com o meu Avô Luís
Em conversa com o meu avô sobre o 25 de Abril, vim a saber que o mesmo se deveu a alguns factores entre os quais destaco :
A Guerra Colonial que existia nas antigas províncias ultramarinas , Angola , Moçambique e Guiné
O descontentamento das Forças Armadas daqui surgiu o MFA
Assim como da população
O meu avô esteve na Guerra Colonial de 1969 a 1971 , em Farim na Guiné , contou –me que quando iam cumprir a recruta do serviço militar , mesmo que não quisessem seguir o serviço eram enviados para a Guerra .
Felizmente não lhe aconteceu nada , mas perdeu alguns amigos , todos os anos os companheiros  do pelotão dele se juntam num almoço convívio .
Conversa com o meu avô
Dia 25 de Abril de 1974
Decidi e então fazer uma entrevista/ conversa ao meu avô Luís , o meu avô na altura era gerente de um supermercado , da empresa A.C.SANTOS e a minha avó trabalhava no modelo .
Avô ,onde estavas quando aconteceu o 25 de Abril de 1974?
-Estava em Sacavém , onde morava na altura.
E estavas a fazer o quê ?
-Levantei-me ás 7 horas da manhã , e quando fui apanhar o autocarro com a avó para irmos trabalhar , é que tive conhecimento da revolução em curso. A avó veio logo para casa , porque as pessoas, diziam que ia haver uma guerra , e todos estavam com medo .
E  o que fez quando soube que houve uma revolução?
Desloquei-me a pé para o meu trabalho , deixou logo de haver transportes , onde permaneci até ás 5 horas da tarde, como tinha o cargo de gerente do supermercado A . C . Santos  , era eu que abria a porta .
 E as pessoas queriam ir comprar alimentos , porque tinham receio duma revolução e do qual tinham muito receio que faltasse a comida .Foi uma loucura ficámos com as prateleiras quase todas vazias , vendemos todo o açúcar, arroz , conservas …..
Fechei as portas ás 5 da tarde , porque tive receio que viessem assaltar a loja para roubar alimentos 
Quando chegaste a casa , o que aconteceu ?
- Na rádio aconselhavam a irem para casa ,para não irem trabalhar  e na televisão , aparecia um militar a dizer para termos calma , que não iria acontecer nada de grave , mas que deveríamos ficar em casa .
Ficámos um bocado apreensivos com a situação.
No dia a seguir foste trabalhar?

-Sim , fui .
-Não tiveste medo?
-Medo, medo , não , mas estava com algum receio .Tinha receio de chegar á loja e de estar tudo partido , por exemplo ,
-
-Foste a alguma Manifestação?
-Não, não fui , não podia… porque devido ao cargo que tinha , tive de deixar de fazer algumas coisas para não sofrer consequências .
-Então , o que poderia acontecer? Já não estavam Livres ….
-Não é bem assim , aliás para tua informação , o meu patrão teve de “fugir” para o Brasil , porque como era Patrão não era bem visto , pertencia á classe dos ricos que se aproveitava do Povo , o que não  era verdade , nas na altura era assim…

Então  ficaste sem emprego ?
-Fiquei , durante 9 meses , não me deixavam ir trabalhar, como eu tinha o cargo de gerente foi complicado ,
-E então como vivias ?
-Passados esses 9 meses , foi provado que os gerentes das lojas não eram Sócios da Empresa , e pagaram-me , mas foram tempos muito difíceis .
-
-Como te sentiste após o 25 de Abril ?
-Todos nós sentimos uma grande libertação, porque já podias falar sem receios , ter opinião ,  pudemos ter o direito de votar .As nossas condições no trabalho também melhoraram bastante , passámos a trabalhar só 8 horas por dia , e ter 2 dias de descanso ,
2 dias de descanso?
Sim , toda a gente trabalhava todos os dias , o que o patrão exigisse 10 , 12 horas ou mais, se fosse preciso , e só descansávamos ao Domingo.
Então e tudo voltou á normalidade ?
Não , durante mais ou menos 1 ano houve muitas manifestações , pacificas …mais ao menos .
Como, mais ou menos ?
Ainda houve algumas manifestações, por parte do povo, mas juntos conseguimos vencer os obstáculos , como tudo na vida …
Por isso é que se começou a ouvir : O Povo Unido jamais será Vencido “

Avô, o meu pai nasceu um ano depois , como te sentiste?

Foi a minha maior alegria , saber que o nosso país , estava a mudar para melhor , e que eu podia criar o meu filho num país sem represálias , sem medos e proibições.
Avô , muito obrigado , por me ajudares , a compreender melhor , o nosso País e a Revolução dos Cravos.
De nada.

E assim acabo o meu trabalho.
Fonte : livro – “25 de Abril-  Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Enciclopédia  Juvenil – Verbo 
Documentário – Proibições – Sic
Trabalho feito por :
Martim Martins Nº 11  6º D Escola D. Pedro Varela - Montijo










Sem comentários:

Enviar um comentário