segunda-feira, 6 de junho de 2016

Senhas 25 abril 1974

As senhas do 25 de Abril

1º senha



Para o início das operações militares a desencadear pelo Movimento das Forças Armadas, foi dada por João Paulo Dinis aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa:
«Faltam cinco minutos para as vinte e três horas. Convosco, Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74, E Depois do Adeus ...».
E Depois do Adeus é um canção com letra de José Niza e música de José Calvário, que foi escrita para ser interpretada por Paulo de Carvalho.

´


2º senha

Para continuação do golpe foi dada pela canção Grândola, Vila Morena, de José  Afonso, gravada por Leite de Vasconcelos e posta no ar por Manuel Tomás, no programa Limite da Rádio Renascença, à meia-noite e vinte, sendo antecedida pela leitura da sua primeira quadra.
Grândola, Vila Morena foi composta como homenagem à "Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense", onde no dia 17 de Maio de 1964, «Zeca» Afonso atuou.





Grândola Vila Morena é uma canção composta e cantada por Zeca Afonso que foi escolhida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) para ser a segunda senha de sinalização da Revolução dos Cravos.

Verónica,  Raquel,  Diana e Rita -  6ª B

Sem comentários:

Enviar um comentário