terça-feira, 9 de junho de 2015

Primeira Espingarda no Japão

A Primeira Espingarda no Japão

"Os Portugueses Francisco Zeimoto, António Peixoto e António Mota navegavam rumo a Liampo, na China, quando foram apanhados por uma tempestade feroz, que os afastou da rota. Passada a tempestade, numa bela manhã, enfim, avistaram terra.

Aproximaram-se e , à tarde, desembarcaram na praia. Homens que acharam parecidos com os chineses assistiam, com um misto de espanto e de receio, ao desembarque daqueles desconhecidos, de barba comprida e olhos grandes, que nunca tinham visto.


Os recém chegados procuraram dar-se a conhecer a mostraram as coisas que traziam consigo. A certa altura, um dos Portugueses pegou na sua espingarda e apontou-a a uma ave que cortava os ares, sobre as suas cabeças. Disparou.

Os locais ouviram o estrondo terrível, um relâmpago sair do cano da espingarda e a ave cair no chão. 

Por um momento assuStaram-se, mas, vendo que os estrangeiros estavam tranquilos e divertidos, logo se recompuseram. Uns foram a correr apanhar a ave. Outros aproximaram-se e olhavam a espingarda como querendo perceber como funcionava. 

Com o tempo, os Portugueses, foram aprendendo à língua daquela gente e souberam que estavam na ilha de Tanegachima, pertença do Império do Japão. Os seus habitantes eram japões ou japoneses, e eles, Portugueses, eram os primeiros estrangeiros, de grandes olhos e barba comprida, que ali chegavam. 
Quando estes portugueses se retiraram do Japão, já na ilha havia dezenas de espingardas, de que os japoneses tinham compreendido o funcionamento e tinham copiado, mostrando o seu carácter engenhoso. 
No Japão ficou a tradição de Zeimoto e dos seus companheiros, os primeiros estrangeiros que lá chegaram. E na ilha de Tanegachima todos os anos é realizado um festival comemorativo dessa chegada, o «Festival da Espingarda»." 

Sem comentários:

Enviar um comentário