Avaliação da nossa aprendizagem
O que descobrimos?
Aprender a ser Bom Aluno
Sugestão: Aprende a usar uma checklist para verificares os conhecimentos que já dominas.
CHECKLIST:
No âmbito das viagens, a checklist é uma lista com as coisas importantes que não devem ser esquecidas antes de fazer a viagem. Podem ser coisas que devem ser guardadas na mala, ou procedimentos que devem ser feitos para viabilizar a viagem (como fazer o check-in e imprimir o cartão de embarque).
Portugal nos séculos XV e XVI
(Consulta esta lista que te propomos para verificares os conhecimentos que adquiriste.)
1. Conhecer e compreender
os desafios, as motivações e as condições para o pioneirismo português na
expansão
1. Relacionar o limitado conhecimento do mundo por parte dos
europeus com o surgimento de mitos e lendas sobre o desconhecido.
2. Referir os interesses socioeconómicos e religiosos dos
vários grupos sociais portugueses na expansão.
3. Enumerar as condições geográficas, históricas, políticas,
técnicas e científicas da prioridade portuguesa na expansão.
4. Descrever aspetos da vida a bordo nas caravelas.
2. Conhecer os rumos da
expansão quatrocentista
1. Identificar os
motivos da conquista de Ceuta, os seus resultados negativos e a relação destes
com a prioridade concedida às descobertas na expansão portuguesa.
2. Localizar no espaço e no tempo as principais conquistas,
descobertas e explorações portuguesas, respetivos descobridores e período
político em que se verificaram, desde 1415 a 1487.
3. Referir a importância da passagem do Cabo Bojador, em
1434.
4. Relacionar o objetivo de D. João II de atingir a Índia
por mar com as viagens de exploração e reconhecimento promovidas pelo monarca.
3. Conhecer e compreender
as grandes viagens transatlânticas dos povos peninsulares
1. Explicar a importância da viagem de Vasco da Gama de
1498.
2. Caracterizar a “Carreira da Índia”.
3. Descrever aspetos da vida a bordo nas naus.
4. Referir a possível
intencionalidade ou o acaso da descoberta do Brasil em 1500.
5. Estabelecer a
relação entre a descoberta da América por Cristóvão Colombo e a assinatura do
Tratado de Tordesilhas.
6. Localizar no
espaço e no tempo a primeira viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.
4. Conhecer e compreender
as características do império português do século XVI
1. Conhecer a grande dispersão territorial do Império
português no século XVI.
2. Referir as
principais trocas comerciais efetuadas entre os vários continentes, salientando
as principais rotas do século XVI.
3. Descrever aspetos da vida quotidiana na Lisboa
Quinhentista.
4. Indicar motivos que levaram os portugueses a colonizar os
arquipélagos atlânticos.
5. Distinguir a colonização portuguesa das ilhas atlânticas
e do Brasil do tipo de presença no litoral africano e no Oriente.
6. Referir as
principais características dos contactos dos portugueses com os povos
africanos, asiáticos e ameríndios.
5. Conhecer e compreender
os efeitos da expansão marítima
1. Reconhecer a maior ligação entre várias zonas do mundo
operada pelas descobertas marítimas.
2. Salientar a introdução de novos produtos em vários
continentes em resultado da expansão. 3. Relacionar a intensificação dos
contactos entre continentes com o processo de aculturação verificado.
4. Salientar os
efeitos da intensificação do comércio de escravos operada a partir dos
descobrimentos e da colonização de novos espaços.
5. Reconhecer em
características étnicas, culturais, linguísticas e religiosas de diversas
populações atuais a influência dos contactos estabelecidos ou promovidos pelos
descobrimentos marítimos.
6. Localizar património arquitetónico edificado pelos
portugueses no seu antigo Império.
6. Conhecer e compreender
a influência da expansão marítima na ciências, na literatura e arte portuguesas
1. Referir desenvolvimentos ao nível da astronomia,
geografia, botânica, zoologia, medicina, resultantes do processo das
descobertas.
2. Enumerar grandes obras literárias do tempo dos
descobrimentos e seus autores.
3. Enumerar características do estilo Manuelino, sublinhando
a sua relação com os descobrimentos.
4. Referir os
principais monumentos Manuelinos.
Para saberes +:
Após tomares consciência do que ainda não conheces nem dominas, procura informação e
Boa navegação pelos mares da informação.
Sem comentários:
Enviar um comentário