quinta-feira, 18 de junho de 2015

Avaliação


Avaliação da nossa aprendizagem

O que descobrimos?

Aprender a ser Bom Aluno

Sugestão: Aprende a usar uma checklist para verificares os conhecimentos que já dominas. 

CHECKLIST:
 ( Conceito: Checklist é uma palavra em inglês,  que significa "lista de verificações".
No âmbito das viagens, a checklist é uma lista com as coisas importantes que não devem ser esquecidas antes de fazer a viagem. Podem ser coisas que devem ser guardadas na mala, ou procedimentos que devem ser feitos para viabilizar a viagem (como fazer o check-in e imprimir o cartão de embarque).

Portugal nos séculos XV e XVI
  Checklist 
(Consulta esta lista que te propomos para verificares os conhecimentos que adquiriste.) 

1. Conhecer e compreender os desafios, as motivações e as condições para o pioneirismo português na expansão

1. Relacionar o limitado conhecimento do mundo por parte dos europeus com o surgimento de mitos e lendas sobre o desconhecido.
2. Referir os interesses socioeconómicos e religiosos dos vários grupos sociais portugueses na expansão.
3. Enumerar as condições geográficas, históricas, políticas, técnicas e científicas da prioridade portuguesa na expansão.
4. Descrever aspetos da vida a bordo nas caravelas.

2. Conhecer os rumos da expansão quatrocentista
 1. Identificar os motivos da conquista de Ceuta, os seus resultados negativos e a relação destes com a prioridade concedida às descobertas na expansão portuguesa.
2. Localizar no espaço e no tempo as principais conquistas, descobertas e explorações portuguesas, respetivos descobridores e período político em que se verificaram, desde 1415 a 1487.
3. Referir a importância da passagem do Cabo Bojador, em 1434.
4. Relacionar o objetivo de D. João II de atingir a Índia por mar com as viagens de exploração e reconhecimento promovidas pelo monarca.

3. Conhecer e compreender as grandes viagens transatlânticas dos povos peninsulares

1. Explicar a importância da viagem de Vasco da Gama de 1498.
2. Caracterizar a “Carreira da Índia”.
3. Descrever aspetos da vida a bordo nas naus.
 4. Referir a possível intencionalidade ou o acaso da descoberta do Brasil em 1500.
 5. Estabelecer a relação entre a descoberta da América por Cristóvão Colombo e a assinatura do Tratado de Tordesilhas.
 6. Localizar no espaço e no tempo a primeira viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.

4. Conhecer e compreender as características do império português do século XVI

1. Conhecer a grande dispersão territorial do Império português no século XVI.
 2. Referir as principais trocas comerciais efetuadas entre os vários continentes, salientando as principais rotas do século XVI.
3. Descrever aspetos da vida quotidiana na Lisboa Quinhentista.
4. Indicar motivos que levaram os portugueses a colonizar os arquipélagos atlânticos.
5. Distinguir a colonização portuguesa das ilhas atlânticas e do Brasil do tipo de presença no litoral africano e no Oriente.
 6. Referir as principais características dos contactos dos portugueses com os povos africanos, asiáticos e ameríndios.

5. Conhecer e compreender os efeitos da expansão marítima

1. Reconhecer a maior ligação entre várias zonas do mundo operada pelas descobertas marítimas.
2. Salientar a introdução de novos produtos em vários continentes em resultado da expansão. 3. Relacionar a intensificação dos contactos entre continentes com o processo de aculturação verificado.
 4. Salientar os efeitos da intensificação do comércio de escravos operada a partir dos descobrimentos e da colonização de novos espaços.
 5. Reconhecer em características étnicas, culturais, linguísticas e religiosas de diversas populações atuais a influência dos contactos estabelecidos ou promovidos pelos descobrimentos marítimos.
6. Localizar património arquitetónico edificado pelos portugueses no seu antigo Império.

6. Conhecer e compreender a influência da expansão marítima na ciências, na literatura e arte portuguesas

1. Referir desenvolvimentos ao nível da astronomia, geografia, botânica, zoologia, medicina, resultantes do processo das descobertas.
2. Enumerar grandes obras literárias do tempo dos descobrimentos e seus autores.
3. Enumerar características do estilo Manuelino, sublinhando a sua relação com os descobrimentos.
 4. Referir os principais monumentos Manuelinos.


Para saberes +:
Após tomares consciência do que ainda não conheces nem dominas, procura informação e 

                                             Boa navegação pelos mares da informação.


Sem comentários:

Enviar um comentário