O
retrato da mulher durante o Estado Novo
Mãe, esposa e dona-de-casa. Eis o retrato da mulher nos anos que
antecederam a revolução de Abril.
Em
Portugal, o Estado Novo esforçou-se por conservar a mulher no seu posto
tradicional, como mãe, dona-de-casa e em quase tudo submissa ao marido.
A
Constituição de 1933 estabeleceu o princípio da Igualdade entre cidadãos
perante a Lei, mas com algumas exceções.
No
documento constavam referências às “diferenças resultantes da sua [mulher]
natureza e do bem da família”.
A
mulher via-se, assim, relegada para um plano secundário na família e na
sociedade em geral.
Carolina
Mendes, Nº4 e Lara Costa, Nº16
